20100602
Estádios
Kierkegaard enumera com paciência oriental e detalhe exaustivo os 3 estádios na via da vida.
Estético, ético e religioso, que se diferenciam entre si pelas opções que o indivíduo para consigo toma, e que de certa forma de ver, relativizam algo que seja a verdade, pois cada um escolhe como quer ver o mundo, se entregue aos sentidos, à lei ou ao abismo.
O chato o chato o chato, é que ninguém vive completamente num só estado, a não ser por uma muito doente psicologia.
Hoje somos mais burgueses amanhã mais pecadores, e nos breves momentos em que a vida nos arranca à dormência, olhamos de soslaio e brevemente, as promessas do abismo.
A verdadeira força de carácter está no esforço patético de ir até ao fim em cada estádio, adeus à probidade então, permaneçamos em terras de ninguém.Só nossas.
Até para consumo interno, não serei hedonista inconsciente todos os dias dos meus verdes anos só porque não me quero habituar a deitar fora a minha vida, como predicam os éticos estetas.
Quando o esteta ético me fala em regramento do prazer para que a minha capacidade não fique embotada, ou para que não fique pendente servo dos meus sentidos, desconfio de que seja um esteta ou mesmo um ético.
Dos religiosos não lhes conheço o traço, devem ser uma sociedade secreta nem para si mesmo conhecida, pois ninguém olha nos olhos do abismo de forma prolongada sem pensar em alguma altura em parar a própria vida. Os que lhe vão olhando de vez em quando, de passagem e a medo, guardam a mágoa existencial, em surdina e segredo, como se fosse a Matriz, de que poucos conhecem o esboço e a quantos poderiam comunicar o que experienciaram?
Os que se debatem com o Abismo, chamam-se 'poetas' entre os homens, das gélidas e solitárias alturas como referia Nietzsche.
Virar a cara é tão nosso, e só nos sentimos completos misturando tudo.
«Eu tenho uma coisa boa João, eu tento sempre aprender.» - dizia-me ela numa das poucas conversas que lhe saíram do coração e não da cabeça.
O problema é que deram-nos um espírito e nenhuma pista de como ele funciona.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário